Fale com a Habilar (11) 2227-9292
WthatsApp

11 95434-9057

Quer Investir em um Imóvel na Praia? Evite esses 3 Erros Básicos

dezembro 15,2016 Reinaldo 1comentário(s)

Quer investir em um imóvel na praia? Se você não observar estes 3 sinais pouco conhecidos vai se odiar depois

A vida corrida que hoje a maioria das pessoas levam nas grandes capitais faz com que muitos repensem sua permanência nos locais de muita agitação, é uma mudança de hábitos natural e até sadia. Há ainda aqueles que ficam divididos entre as grandes badalações e um lugar mais tranquilo para morar ou descansar. Diante desse dilema, uma alternativa é ter para onde escapar quando a vontade de descansar bater mais forte.

É justamente com este pensamento que muitas pessoas começam a refletir sobre ter um imóvel na praia. É muito reconfortante saber que você consegue sair em um feriado prolongado e passar um momento de tranquilidade fora da agitação cotidiana ou aproveitar o momento de pausa para reunir bons amigos e a família. Ter uma casa na praia ainda é um sonho de consumo para as pessoas. Quando esse projeto começa a se tornar mais latente, imediatamente vem à cabeça algumas perguntas: mas isso é uma boa ideia? Quais meus riscos com isso? Essa é uma possiblidade acessível?

Calma, vamos te ajudar a deixar as coisas mais claras e menos assustadoras.

Assim como em todo processo que envolve planejamento financeiro, ao investir em um imóvel uma boa pesquisa não faz mal a ninguém. Existem alguns sinais que você deve se atentar antes de tomar essa iniciativa para que depois de tomada a decisão você não se arrependa amargamente. O sonho nunca pode virar pesadelo.

Listamos 3 tópicos que pouco se comenta na hora de investir em um imóvel na praia e que consideramos importantes nesse processo.

 

Conheço o lugar fora de temporada

Normalmente nossos olhos brilham quando vamos a uma casa na praia. O cenário é lindo, a tranquilidade cativa, parece tudo deslumbrante e de fato é. O que não pode ser desconsiderado é a época em que se visita o local, um bairro na praia no período de Natal é bem diferente fora da data festiva.

Definir um local onde investir deve estar no topo da lista de planejamento, seja na praia ou não. Analise com calma o lugar onde você pretende investir, observe se ele é sempre agitado como nas épocas de grande temporada ou se tem grande movimentação turística, quais são os diferencias e atrativos do lugar. Todas essas informações devem ser colocadas em uma balança que certamente te ajudarão a pesar os prós e contras na escolha. Esta análise também vale se você pensar em ofertar seu imóvel para alguém, entendo o que o local oferece você consegue informar os diferencias para o possível locatário.

Se você pretende morar na casa em questão é importante entender bem estes pontos porque fora de temporada os bairros do litoral são sempre mais tranquilos, isso pode ser um fator determinante se você gosta de movimentação. Ninguém quer ter todo um movimento logístico de mudança para perceber que o ambiente não agrada, e acredite, isso acontece com frequência por isso analise bem a localização do seu investimento.

 

Quem cuida do imóvel na minha ausência?

Este é um detalhe que no meio de todas as informações e análises pode passar desapercebido e pode ser crucial lá na frente.

Se você for investir em um imóvel na praia já construído e não for morar nele, pense se é viável colocar alguém que faça o papel de caseiro em sua ausência. Se for um prédio este problema não é tão grande assim, mas se for uma casa é importante pensar em alguém que possa dar uma olhada no local. Esta é uma das reclamações de quem tem casa na praia, mas ela pode ser resolvida se bem planejada.

Muitas casas de temporada são invadidas porque os proprietários ficam fora muito tempo, se este caso for o seu, pesquise se no bairro existe um guarda que faz a ronda e faça contato com ele, e para ter uma maior segurança, faça amizade com os vizinhos. Nessa situação a política da boa vizinha ajuda bastante. Casas no litoral tem uma certa visibilidade e é importante se preocupar com a segurança da sua e dos seus pertences, principalmente fora de temporada quando teoricamente os bairros ficam mais tranquilos. Uma outra alternativa é comprar aparelhos de segurança, câmeras ou cerca elétrica. São itens em teoria caros, mas se comparado no benefício, saem barato. Toda medida preventiva é bem-vinda para se ter mais tranquilidade com seu investimento.

 

Vou mudar de vez ou locar?

Esse é um ponto importante que deve ser pesado para seguir com a melhor estratégia, talvez antes mesmo de começar a juntar seus centavos para dar o próximo passo. Um investimento na praia dá algumas possibilidades e elas devem ser bem estudadas. Você irá morar no lugar ou alugar? Se for locar pesquise sobre as políticas de locação, converse com um bom advogado. Se for morar no local faça essa mudança com cautela, estude sobre o mercado profissional que você atua e se ele é atendido no litoral. Inclusive este último tópico é muito importante, a análise qualidade de vida versus entrada de verba precisa ser pensado com todo cuidado. Se seu custo for aumentar, você precisa entender se ele será suprido com o trabalho novo. A mudança de casa já é impactante e somada a mudança de trabalho geram um grande baque na vida de qualquer pessoa.

 

Agora que falamos sobre esses três pontos importantes que você deve saber antes de investir em uma casa na praia vamos falar sobre outro fator pouco explorado, sobre o assunto que são as cooperativas habitacionais com atuação no litoral.

O foco de empreendimentos que fazem parte de cooperativas não são somente os centros. O litoral tem uma crescente demanda de pessoas interessadas em participar de cooperativas. Como para alguns o sonho de ter a casa na praia fica distante por conta de altos custos de financiamento, a possibilidade de se associar a uma cooperativa é uma ótima oportunidade.

Entre em contato com a Habilar e tire suas dúvidas com nossos consultores.

 

Até mais.

 

Comentário(s)

  • Marcelo Ramos dos Santos

    Responder 20/11/2017

    Boa tarde

    Quero investir numa casa ou apartamento.
    Na praia mas quero tirar algumas dúvidas sobre como posso adquirir .

  • Jessica Lopes Rodrigues

    Responder 23/10/2017

    Bom dia,me interessei e gostaria de saber como participar

Comentário

Entre em contato com os nossos consultores

Rua Sete de Abril, 342, 9º andar

República – São Paulo-SP

CEP: 01044-000

Tel: (11) 2227-9292, (11) 2227-9290

Whatsapp: (11) 95434-9057

Horário de Funcionamento

Segunda - Sexta-feira : 9:00 às 18:00

Entre em contato com os nossos consultores