Fale com a Habilar (11) 2227-9292
WthatsApp

11 95434-9057

banner-image

FAQ

Home > FAQ

Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas sobre cooperativa habitacional

01 - O que é Cooperativa Habitacional?

As Cooperativas são sociedades de pessoas que se reúnem para a realização de um objetivo comum, dentro do princípio da cooperação solidária.

Na Habilar Cooperativa Habitacional  o objetivo é a casa própria. Isto é, os cooperados juntam seus recursos e esforços num processo de ajuda mútua e direitos iguais, e conseguem realizar o sonho da moradia. As Cooperativas funcionam de acordo com seus estatutos, que são registrados na Junta Comercial.

Qualquer pessoa que tenha a necessidade ou interesse em ser proprietário do seu imóvel pode participar. Para isso, basta se inscrever na Habilar Cooperativa Habitacional e começar a depositar sua cota-parte e participar dos grupos que serão formados.

Muitas são as vantagens de se participar da Cooperativa Habitacional em relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis. Segue Exemplos.

• Construção a preço de custo;
• Não é necessário comprovar renda para entrar na Cooperativa Habitacional;
• Duas ou mais pessoas podem participar em sociedade de uma unidade habitacional;
• A qualquer época o cooperado pode transferir a terceiros os seus direitos junto à Cooperativa;
• Pode se inscrever no programa quem já é proprietário de imóvel, mesmo financiado pelo SFH;
• Uma mesma pessoa pode se inscrever para mais de uma unidade habitacional do programa.

02 - O que é a Aliança dos Cooperados?

A aliança dos Cooperados é a linha do tempo de participação da Habilar Cooperativa Habitacional é um grupo de cooperado motivado, organizado e assessorado por uma diretoria com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e definir o modelo de imóvel a ser construído para os seus participantes.

Aliança dos Cooperados – deriva da ideia de que todo grupo terá a mesma oportunidade de participar, todos irão se conhecendo e construindo juntos os seus sonhos de moradia. É na Aliança dos Cooperados que se constrói a idéia de coletividade, tão importante para uma Habilar Cooperativa Habitacional, mas tão esquecida pela sociedade, Aliança dos Cooperados vem para colaborar na solução do problema social de moradia.

A descoberta de que o problema da falta da “Casa Própria” não é um problema individual, mas coletivo, faz com que se crie a consciência de que a solução também deve ser coletiva e não individualizada. A Aliança dos Cooperados é uma forma de demostrar e solucionar em grupo aquilo que não conseguimos fazer isoladamente levando assim o sonho mutuo da casa própria para todo cooperado.

03 - Que garantia eu tenho, de ter meu imóvel, participando da Cooperativa Habitacional?

Uma Cooperativa Habitacional não é uma imobiliária que vende imóveis prontos. Portanto, o cooperado precisa compreender que na Habilar Cooperativa Habitacional seu imóvel será construído a partir de seu esforço e de seus parceiros na Aliança dos Cooperados e no Grupo de Incorporação. Para que isso aconteça basta seguir as orientações seguras da Cooperativa através da assessoria que cada grupo tem de sua Diretoria e certamente a moradia será um sonho realizado.

A Cooperativa Habitacional Intersul desenvolveu um sistema de poupança conjunta e de construção que colocará cada membro participante ativo dentro de seu imóvel. As economias e vantagens com que cada cooperado tem na A Cooperativa Habitacional Intersul tornam o preço do imóvel muito mais barato. Porém, o cooperado tem que estar disposto a aprender a poupar e a construir de uma forma diferente, de um jeito coletivo.  A Cooperativa Habitacional Intersul não construímos projetos individuais, somente coletivos.

04 - Como se Transformar em um Associado da Habilar Cooperativa Habitacional?

Para ser um cooperado da Habilar Cooperativa Habitacional a pessoa interessada deve se inscrever através do Site e do Departamento de adesão da Habilar Cooperativa. É necessário pagar as taxas de Admissão e Administração e as cotas-partes em dia e respeitar, incondicionalmente, o Estatuto Social, Regimento Interno e Código de Ética da Cooperativa Habitacional.

A participação, contribuição, autogestão e educação cooperativista são os pilares que sustentam aCooperativa Habitacional Intersul e seus projetos.

05 – Como é decido o valor que devo pagar para a Habilar Cooperativa Habitacional mensalmente?

Quando o cooperado começa a participar da Habilar Cooperativa Habitacional  o mesmo adere a um projeto habitacional especifico. É uma escolha livre o cooperado se associar há projetos novos ou adquirir cotas em andamento.

Os valores a serem contribuídos por projetos é desmembrado da seguinte forma:

Grupo, Terreno, projetos, Administração, Material, Mão de obra e Realização.

A taxa mínima de colaboração mensal para futuros projetos da Habilar Cooperativa Habitacional será de R$ 50,00.

É importante que o cooperado entenda que o valor da cota parte é distinta das taxas que são fixas e iguais para todos.

06 - Como faço os pagamentos da Habilar Cooperativa Habitacional ?

Todos os cooperados têm garantido no Estatuto Social da Cooperativa Habitacional Intersul, que recebera de volta as quantias pagas, após deduzidas as despesas administrativas o percentual de 20% , sempre 12 meses após a Assembleia de Aprovação de Contas do exercício em que houver a demissão ou exclusão do Cooperado, ou seja em um prazo de vinte e quatro meses a contar do período registrado de demissão ou exclusão.

Não há devolução de valores referente às taxas de admissão e de administração.

O reembolso será feito através de conta bancária determinada pelo cooperado em depósitos mensais conforme ele havia feito para a cooperativa, dos 80% de suas cotas

07 - Qual a diferença entre Cooperativa, Associações, Imobiliária, Construtoras e Incorporadoras?

  • Imobiliária: empresa particular que terceiriza a venda de um imóvel e recebe uma comissão pela venda efetuada.
  • Construtoras e Incorporadoras: empresas particulares que compram o terreno e constroem moradias e as vendem à vista ou financiadas, também são parceiras de bancos como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal.
  • Cooperativa: Sociedade cujo capital é formado pelos associados e que tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Há muitos tipos de cooperativas. Algumas têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros. Essas são as chamadas cooperativas de produção. Outras têm a finalidade de comprar bens de consumo e revendê-los a seus associados a preços mais baratos que os do mercado; são as chamadas cooperativas de consumo. Outras fornecem recursos financeiros aos seus associados; chamam-se cooperativas de crédito. Outras, finalmente, podem prestar serviços, como transporte de carga, abastecimento de água, distribuição de energia elétrica; são as cooperativas de serviço.
  • Associações: Entidade que congrega pessoas que têm interesses comuns: há vários segmentos.

08 - Em quanto tempo estarei morando em meu imóvel através da Cooperativa Habitacional Intersul?

O tempo de construção dos imóveis na Cooperativa Habitacional Intersul está intimamente ligado a capacidade de formação de poupança conjunta e de acúmulo de cotas-terreno por parte dos cooperados. Portanto, não é possível determinar precisamente este tempo (Após a formação do grupo e a aquisição de terreno será então estipulado o prazo de conclusão da obra e as unidades serão distribuídas por data de inscrição da Cooperativa Habitacional Intersul e por aporte financeiro.)

O importante a ser entendido e analisado diante desta pergunta por parte do cooperado é quanto tempo que se leva para se construir um imóvel de forma isolada, sozinho. Pela experiência que temos em habitação uma família dificilmente consegue ter uma moradia de forma isolada, tornando-se refém do aluguel ou tendo que viver em áreas impróprias para a moradia.

Sendo assim, analise a oportunidade de participar do projeto que colocará você dentro de uma moradia digna por um preço nunca antes imaginado por você, muito abaixo das médias do mercado imobiliário.

O tempo é irrelevante diante da conquista da tão sonhada casa própria!

09 - Que tipo de imóvel a Habilar Cooperativa Habitacional constrói?

A Habilar Cooperativa Habitacional desde sua fundação, trouxe para o mercado de construção popular projetos de sobrado de 2 e 3 dormitórios em condômino fechado.

Em 2012 criou se assim o Programa Habitacional Golden Life que são casas de 2 dormitórios construídas em lotes de ate 180 metros.

Hoje a Cooperativa Habitacional Intersul esta aberta à construção de projetos inovadores e de baixo custo, para melhor atender seus cooperados, sabendo que nada nos impede de um futuro bem próximo assim como no mercado imobiliário partimos para construção de prédios (torres) de apartamentos.

Ate o presente momento à diretoria da Habilar Cooperativa Habitacional vinha lançando projetos e associando cooperados nos mesmos.

Hoje estamos partindo para uma nova concepção de trabalho mutuo entre diretoria e cooperados dos quais formaram um grupo poupança de cota parte para aquisição de terrenos e viabilização de projetos habitacionais onde você cooperado participara com a sua opinião do projeto habitacional independente de localização ou forma de construção assim trabalharemos juntos para em um tempo menor realizarmos o tão esperado sonho da casa própria.

10 - O que a Habilar Cooperativa Habitacional Irá fazer para chegar a um programa de autogestão?

A Habilar Cooperativa Habitacional esta trabalhando para a formação de um grupo de pessoas entre cooperados, prestadores de serviço e membros da diretoria para implantação de um processo transparente para disponibilizar todas as informações relevantes para todos e todas bem como o sistema de controle e planejamento para que todos os cooperados possam participar diretamente e indiretamente das decisões.

Como se pode perceber a autogestão é uma postura de abertura e transparência de todos os processos da Habilar Cooperativa Habitacional. Essa diferença fundamental favorece que todos todas saibam o que está acontecendo e o que vai acontecer com a cooperativa. Não haverá nenhum encaminhamento que não seja definido na assembleia dos cooperados, que acaba por se tornar um espaço democrático onde a participação é a lição maior a ser aprendida e exercitada.

11 - O que é Déficit Habitacional?

Déficit habitacional é uma expressão que se refere à quantidade de cidadãos sem moradia adequada em uma determinada região. Os critérios para definir o que seria “moradia adequada” variam:

a rusticidade das estruturas físicas das habitações (uso de materiais não-duráveis e/ou improvisados);

a moradia não ser originariamente construída para habitação, adquirindo essa função apenas de forma esporádica ou improvisada;

a coabitação (a existência de mais de uma família por residência).

O déficit habitacional é um número que leva em conta o total de famílias em condições de moradia inadequadas.

São consideradas inadequadas aquelas construções que precisam ser inteiramente repostas, porque foram feitas com material precário, como as favelas; os casos em que mais de uma família mora na mesma casa, a coabitação; o adensamento excessivo, quando mais de três pessoas dividem o mesmo quarto; ou o ônus excessivo de aluguel, em que uma família compromete mais de 30% da renda com aluguel.

Entre em contato com os nossos consultores

Rua Sete de Abril, 342, 9º andar

República – São Paulo-SP

CEP: 01044-000

Tel: (11) 2227-9292, (11) 2227-9290

Whatsapp: (11) 95434-9057

Horário de Funcionamento

Segunda - Sexta-feira : 9:00 às 18:00

Entre em contato com os nossos consultores