Fale com a Habilar (11) 2227-9292
WthatsApp

11 95434-9057

Cooperativas Habitacionais – A Surpreendente Verdade que Nunca te Contaram

janeiro 19,2017 Reinaldo 0comentário(s)

O objetivo de ter uma casa própria é unânime na lista de sonhos a se realizar seja você uma pessoa mais nova ou mais experiente. É o famoso pé de meia que vai garantir alguma estabilidade no futuro. Porém, o cenário atual do nosso país torna cada vez mais esse sonho distante e isto não é novidade infelizmente, as notícias não são animadoras.

Quando decidimos sair da casa dos nossos pais seja qual for a razão muitas vezes entramos no aluguel e fica mais complicado guardar dinheiro afinal manter uma casa não é tarefa barata. Se estamos na casa dos nossos pais ainda vamos ter sempre algum custo adicional seja um carro para pagar, a mensalidade da faculdade, enfim, sempre tem algo na frente que parece impossibilitar a realização deste ideal.

Quando nos apertamos financeiramente e conseguimos algum valor guardado encaramos a realidade do mercado imobiliário dos consórcios e financiadoras, paga-se muito por mês e demora ainda mais para conquistar o imóvel desejado.

Diante desse cenário tão delicado surgem as cooperativas habitacionais, criadas para suprir essa demanda de pessoas que querem ter uma casa própria, mas que não tem um poder aquisitivo tão alto. Em um outro artigo explicamos sobre como as cooperativas habitacionais funcionam e como surgiram, mas o que realmente não te contaram sobre elas?
Listamos aqui alguns pontos que são características positivas das cooperativas e que não são tão divulgados na mídia. Vamos tirar todas suas dúvidas a seguir sobre cooperativas habitacionais.

Já sabemos que as cooperativas são fundadas a partir da iniciativa de ter e também oferecer a oportunidade de ter a casa própria para a aqueles que não têm condições de encarar uma parcela tão cara por mês. Já sabemos também que o primeiro passo para quem deseja se beneficiar de uma cooperativa é filiar-se a ela, fazendo é claro uma boa pesquisa para saber se a cooperativa tem boa reputação.

Agora, você sabia que o associado a uma cooperativa tem acesso a quanto ela fatura e a quanto ela gasta por mês? Como a forma de sobrevivência da cooperativa é linear, ou seja, de todos para todos, ela permite que cada associado da cooperativa tenha acesso a saber sobre questões financeiras. Algumas pessoas não sabem dessa abertura que a cooperativa habitacional oferece para seus cooperados e acabam achando que esta informação é sigilosa, assim como na maioria das empresas. É aqui que a cooperativa se destaca, ela não é uma empresa que age pensando no benefício próprio e em omitir dados dos colaboradores. Todos na cooperativa são donos dela.

Um dos grandes fatores que fazem com que as cooperativas se destaquem é o custo baixo da parcela por mês, mas como as cooperativas conseguem isto? O custo das obras de uma cooperativa é abaixo do que o habitual aplicado no mercado porque o vendedor do terreno já tem comprador próprio. No caso da Habilar por exemplo os materiais usados na construção são ecológicos, ou seja, além te ter um custo inferior ao mercado as cooperativas se preocupam com o meio ambiente. Este é outro aspecto pouco comentado sobre as cooperativas e que é super positivo. Outro ponto que podemos ressaltar é que os fornecedores que atendem as cooperativas são pesquisados a finco para ter o menor custo e uma boa qualidade, tudo que envolve custo tem uma preocupação grande para que o cooperado não saio no prejuízo e possa arcar com as parcelas mensais.

Em comparação a um consórcio a cooperativa oferece a vantagem de entregar as chaves do apartamento bem mais rápido, isso porque como as parcelas são menores e muitos dos cooperados adiantam as parcelas o imóvel é quitado mais rápido.

Você sabia que as cooperativas não fazem análise de crédito? É possível ter o nome restrito e mesmo assim se filiar a uma cooperativa. O objetivo é que o cooperado tenha acesso a casa própria, o histórico de crédito não é considerado como negativo para as cooperativas. Este é um importante diferencial pois em certos momentos nós até conseguimos arcar com o valor de uma parcela, mas o fato de ter o nome restrito impossibilita qualquer contrato com uma empresa. É até importante falar sobre isto porque uma cooperativa não é uma empresa com fins lucrativos, diferente de um consórcio, financiadora, por conta disso a flexibilidade com o cooperado é maior.
Outro grande benefício é escolher onde serão os imóveis. Quem escolhe onde serão construídos os imóveis são os próprios cooperados, a partir de assembleias. Muitos pontos são analisados antes de prosseguir com a compra do terreno e a opinião de todos os cooperados é ouvida para que a escolha seja a melhor possível. O fato de ter essa organização preocupada com a comunidade é outro fator muito importante que a cooperativa oferece. As cooperativas se preocupam muito com o benefício da comunidade gerando movimentação de custos na região, algumas cooperativas angariam mutirões na construção do imóvel para que dessa forma empregos também sejam gerados dentro da comunidade.
Outro ponto muito importante sobre as cooperativas é o fato de que se um dos cooperados não conseguir adiantar as parcelas do empreendimento, mas outro cooperado o faz, todos são beneficiados. É uma ajuda mutua um cooperado consegue ajudar o outro diretamente com esta atitude, imagine saber que você pode ser beneficiado com a postura de outra pessoa que talvez você nem conheça? Em tempos de hoje onde o individualismo tenta imperar principalmente no meio corporativo saber que você pode contar com outro companheiro é muito importante e positivo.

São estas algumas das principais características sobre as cooperativas que nunca te contaram. E daí vem a pergunta, mas por que? Ora, porque não é do interesse da mídia que as pessoas saibam da facilidade de conquistar a casa própria sem dar os altos custos para as empresas de fins lucrativos. As ações do povo para o povo nem sempre agradam as grandes estatais. O interessante e importante é saber que existe sim a possibilidade de conseguir sua casa própria de uma maneira justa e acessível. Quer saber mais sobre cooperativas? Entre em contato com a Habilar Cooperativa Habitacional e fale com nossos consultores e tire outras dúvidas sobre como ser um cooperado.
Até mais.

 

Comentário

Entre em contato com os nossos consultores

Rua Sete de Abril, 342, 9º andar

República – São Paulo-SP

CEP: 01044-000

Tel: (11) 2227-9292, (11) 2227-9290

Whatsapp: (11) 95434-9057

Horário de Funcionamento

Segunda - Sexta-feira : 9:00 às 18:00

Entre em contato com os nossos consultores