Fale com a Habilar (11) 2227-9292
WthatsApp

11 95434-9057

7 Erros Básicos na Hora de Comprar um Imóvel

novembro 12,2016 Reinaldo 0comentário(s)

Quem nunca ouviu o ditado ‘’todo cuidado é pouco’’? Esse velho dito popular se aplica muito bem ao tema que vamos falar nesse artigo.

Como já falamos aqui, a compra de um imóvel é uma decisão muito importante que requer uma série de precauções para não se arrepender no futuro, é uma atitude que exige tranquilidade e sobriedade de análise.

Depois de falar sobre os processos na decisão de compra do imóvel, vamos comentar sobre alguns erros que muitos cometem na hora de comprar um imóvel e que você pode evitar antes de colocar em prática a decisão da compra.

Destacamos aqui os principais erros na hora de comprar um imóvel

1 -Não pesquisar sobre o vendedor ou imobiliária envolvida

pesquisa-imovel

Pesquise. Talvez seja essa a palavra que define a compra de um imóvel seja qual for o processo destacado. Depois de fazer uma análise do mercado, região, prós e contras para daí sim se interessar por um imóvel e decidir compra-lo, faça pesquisas sobre a imobiliária ou vendedor em questão. Entenda se o proprietário faz parte de alguma ação judicial por exemplo, procure saber se a imobiliária tem muitas reclamações se cumprem o que prometem, ente captar o máximo de informações. No caso de uma pessoa jurídica até mesmo uma pesquisa no reclame aqui ajuda a nortear com quem você vai fechar negócio. O importante é se certificar que não haverá uma dor de cabeça grande no futuro por se envolver com uma empresa ou pessoa não idônea. Uma boa dica é pedir todos os documentos do proprietário ou imobiliária tirar as cópias e checar se o imóvel possui cadastro em algum cartório. A partir dessa pesquisa você pode ficar mais tranquilo em fechar negócio.

2 – Leia o contrato com toda atenção

ler-contrato-do-imovel

Muitos se assustam quando pegam nas mãos um contrato seja ele do que for, mas principalmente no caso de um contrato de compra de imóvel, não á como fugir.É preciso ter uma atenção redobrada na hora de assinar o contrato de compra de um imóvel afinal é o documento que vai servir de segurança no acordo. São muitas as cláusulas e os termos normalmente são confusos mesmo, mas é nessa hora que se deve tomar cuidado. Um parágrafo não lido pode acarretar em uma cobrança futura, um descumprimento de normas, aqui vale pedir ajuda para um advogado que pode alertar caso haja algum termo ou dizer que possa prejudicar o comprador. Depois de assinado ele fica de prova e não pode ser renegado, por isso leia cada linha com toda atenção necessária.

3 – Pedir ajuda a especialistas nunca é demais

especialista

Pedir conselhos e ajuda nunca é demais quando você faz esses questionamentos para as pessoas certas. Na hora de tomar uma decisão tão importante não se acanhe em pedir ajuda para um amigo corretor, advogado ou mesmo ter aquela conversa com um conhecido que passou pelo mesmo processo recentemente. É conversando e dividindo a situação que as ideias ficam claras e também ajudam a ter uma visão sob outra ótica. Outro profissional que ajuda muito é um arquiteto, leve ele para olhar a casa ou apartamento, entregue a ele a planta do imóvel e peça conselhos. O caminho de comprar um imóvel exige cautela e toda ajuda é bem-vinda.

 

4 -Agir por impulso, não faça isso

Esse é um ato que pode atrapalhar não somente na compra de um imóvel, mas em muitas áreas na vida. Sair tomando atitude sem pensar só vão levar a uma grande decepção futura, parece óbvio falar, mas o sonho de ter um cantinho só seu emociona mesmo e no ápice das emoções podem levar a uma atitude não pensada. Reflita antes de comprar, pesquise o local, o vendedor, certifique-se que foi mesmo a melhor escolha para você não só naquele momento, mas no futuro também. Coloque no papel cada passo que você deve seguir e siga por ele com tranquilidade. Caso for peça auxilio a alguém da família, um amigo próximo, divida seus pensamentos para tomar as melhores decisões.

5 -Fazer vistoria no local ou imóvel

dicas-comprar-casa-cooperativa-habitacional

Se você for comprar um imóvel já construído faça uma vistoria no local, ela é imprecindível e não deixa que você saia lesado na aquisiçaõ de um imóvel. Entenda se há a necessidade de uma reforma e qual a situação de todos os cômodos do local, entenda a estrutura do imóvel. Muitos proprietários fazem reformas por fora, mas não se preocupam com a parte elétrica da casa, isso normalmente gera uma dor de cabeça enorme no futuro. As reformas,, inclusive devem ser negociadas com o proprietário antes da compra, elas podem ser descontadas do valor de compra para que arcando com a reforma o comprador não tenha tantos gastos. No caso da compra de um imóvel na planta precisa se certificar que o projeto sairá como o combinado e precisa acompanhar de perto a obra de construção.

6 – Não deixe de anotar todos os gastos

calcular-gastos

Um bom aliado nesse processo todo é uma boa planilha. Ser metódico nesas ocasiões nunca é demais afinal não é só a compra do imóvel, existem outros gastos envolvidos como já citamos aqui. É importante ter um provisionamento de entrada e saída de capital para que havendo uma emergêcia você possa ter como resolver. Essa é também uma ótima estratégia de controlar suas finanças, o controle dos gastos é fundamental para a comprar um imóvel

7 – Não entender sobre financiamento

Essa é a forma mais conhecida para a compra de um imóvel, muitos bancos concendem esse produto. Faça uma simulação em um banco, veja se você consegue utilizar o FGTS, pense se é possível juntar sua renda com a renda de outra pessoa. Dessa forma você vai entender quanto pode gastar e partir de então você vai entender qual imóvel entra dentro dos seu orçamento. É preciso ter um pensamento muito frio aqui, nem sempre suas possibilidade financeiras estão dentro do que você espera no entanto é preciso pensar com os pés no chão e se adequar a sua realidade.

Para evitar cometer alguns desses erros cadastre e peça ajuda para um de nossos consultores,

 

 

 

Comentário

Entre em contato com os nossos consultores

Rua Sete de Abril, 342, 9º andar

República – São Paulo-SP

CEP: 01044-000

Tel: (11) 2227-9292, (11) 2227-9290

Whatsapp: (11) 95434-9057

Horário de Funcionamento

Segunda - Sexta-feira : 9:00 às 18:00

Entre em contato com os nossos consultores