Fale com a Habilar (11) 2227-9292
WthatsApp

11 95434-9057

Como comprar um imóvel Barato – 7 Dicas Inteligentes

novembro 10,2016 Reinaldo 0comentário(s)

Observamos que hoje em dia muito dos jovens ou nem tão jovens assim preferem ficar na casa nos pais a adquirir um bem próprio principalmente por conta de custos. Sabemos também que hoje existe a adesão muito grande de casas compartilhadas e do aluguel como forma de alcançar comodidade e liberdade.

Mas existe ainda aquela parcela de pessoa que ainda pensa em ter seu próprio cantinho, afinal comprar um imóvel é uma decisão muito importante na vida de alguém, não é mesmo? É a concretização da tão sonhada autonomia.

Pensando nesse assunto que exige uma atenção e cuidado redobrados, a Cooperativa Habitacional Habilar coloca abaixo 7 dias estruturadas e pensadas para ajudar nesse processo tão importante que é a compra de um imóvel.

 

1- Faça um planejamento

planejar-comprar-imovel

Antes de mais nada, antes mesmo de juntar aquele dinheirinho suado todo mês, faça um bom planejamento. O começo de um projeto, principalmente esse que envolve muito dinheiro, exige uma análise cautelosa. Tomar essa atitude sem saber quais os passos tomar é um risco muito sério e essa atitude pode gerar uma decepção grande no futuro além de problemas sérios de execução da ideia. É preciso entender o que se espera do imóvel com relação a estrutura, se ele atende as suas necessidades, saber se há planos futuros como ter um filho por exemplo, que possam impactar na decisão. Coloquei no papel tudo aquilo que pode ser pró e contra na sua decisão.

 

2- Casa, fazenda ou uma casinha de sapê

dicas-comprar-casa-cooperativa-habitacional

Depois de fazer um planejamento bem estruturado de como você pensa em executar o sonho de ter uma casa própria é importante decidir que tipo de imóvel atende suas necessidades a longo prazo. Se sua intenção é permanecer solteiro por muito tempo o ideal seria um apartamento menor afinal sua demanda não exige de você muito mais que um dormitório. Se sua ideia é casar e ter filhos ou mesmo montar um escritório seria melhor ter um apartamento de dois dormitórios. É importante pensar a longo prazo porque a aquisição do imóvel demora para ser concretizado e muitas variáveis precisam ser consideradas. É claro que não é uma análise fácil de se fazer, mas é necessária.

 

3- Dinheiro, guarde-o a sete chaves

como-comprar-um-imovel-barato

Esse talvez seja o item mais complicado de se cumprir, guardar dinheiro não é tarefa fácil hoje em dia. O custo de vida anda alto e o salário muitas vezes não acompanhar esse custo. O aconselhável para quem deseja comprar um imóvel é abrir uma poupança no banco e ir colocando todos os meses um valor determinado mesmo que um valor mínimo. É possível pensar inclusive se existe a possibilidade de fazer algum trabalho extra que complemente a renda ou mesmo tomar a decisão de fazer essa compra conjunta. O planejamento da compra de um imóvel exige desembolsar uma entrada, considerar o valor das parcelas por mês, a compra de móveis, enfim, para quase todos os passos vai exigir um valor em dinheiro envolvido por isso, programe-se.

 

4- Escolha da região, porque ela impacta tanto?

Imagine você ter vontade de comprar um imóvel em um lugar determinado e depois descobrir que esse local vai receber uma obra do metrô no futuro e isso vai gerar mais movimento na região ou, imagine que essa região vai sofrer uma reestruturação futura e muitos moradores desistem de residir nas proximidades por falta de movimento? É por isso que é importante analisar com cautela as características da região onde você deseja morar. Você prefere lugares mais calmos, agitados? Ter um transporte nas mediações é um item importante para você? Todo esse questionamento precisa ser respondido antes da compra.

É claro que nem sempre o comprador do imóvel vai morar no imóvel, mas é um exercício interessante de se fazer pois se for a intenção vender ou alugar um imóvel você precisa ter argumento para fazê-lo e a localização é um ponto super considerável.

 

5 – Acompanhe a obra da construção

 

Uma das preocupações de quem compra um imóvel na planta por exemplo é saber se ele será entregue no final. É investido muito dinheiro na obra e a longo prazo por isso é necessário ter confiança na construtora de que o imóvel vai sair no papel do jeito que ele foi planejado. Existe casos de imóveis que atrasam para serem entregues ou que são modificados no meio do caminho. Por isso acompanhe de perto o processo de construção do imóvel, questione seu corretor ou quem está cuidando do processo burocrático, pergunte tudo e se informe ao máximo. Toda e qualquer mudança no projeto deve ser questionada e entendida.

 

6- Você também pode investir

investir-em-imoveis

 

Como dito anteriormente nem sempre quem compra o imóvel reside nele no futuro, as vezes é uma estratégia comprar um imóvel para fazer ele render no mercado. É sabido que um imóvel passa a valer o dobro para o mercado depois de estar construído, se é uma possibilidade viável, invista. Com o retorno do imóvel alugado você até mesmo pode comprar outro em outra região. Para essa atitude é preciso entender sobre os processos de locação e venda para repassar o imóvel para frente. O investimento em um imóvel é uma ótima opção de giro de capital.

 

7 – Entenda sobre todos os custos que você vai ter

Quando pensamos em comprar um imóvel pensamos somente no custo que devemos arcar com a compra efetiva, não é? Esse é um pensamento prematuro que pode pegar muita gente desprevenida. Temos os custos de cartório, impostos de transmissão imobiliária, despesas de reparação que podem estar inclusive previstas em contrato. Nesse caso peça ajuda a um corretor ou advogado que possa aconselhar melhor com relação aos possíveis gastos envolvidos. Existe também o custo que é colocado em cima das parcelas anualmente, se você inicia a compra pagando R$ 1.000,00 por mês você pode terminar pagando R$ 1.500,00, essa variável precisa ser considerada e compreendida no planejamento financeiro.

 

Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas nesse processo tão importante.

Acompanhe nossas notícias, até mais.

Comentário

Entre em contato com os nossos consultores

Rua Sete de Abril, 342, 9º andar

República – São Paulo-SP

CEP: 01044-000

Tel: (11) 2227-9292, (11) 2227-9290

Whatsapp: (11) 95434-9057

Horário de Funcionamento

Segunda - Sexta-feira : 9:00 às 18:00

Entre em contato com os nossos consultores