Como Funciona Uma Cooperativa Habitacional – Guia Absolutamente Completo

O sonho de ter uma casa própria é uma das grandes conquistas na vida de alguém. Pensar em ter um espaço e chama-lo de seu é uma grande realização, mas que sem dúvida hoje, com as condições de mercado para a compra de um imóvel, esse sonho passa a ser algo distante e muitas vezes deixado de lado.

E dentro desse cenário do mercado, como seria possível tornar esse sonho algo tangível? É aqui que entram as cooperativas habitacionais que nasceram para suprir essa demanda de tornar acessível o sonho da casa própria.

Mas antes de entrar nesse assunto e esclarecer as dúvidas vamos falar sobre o que é uma Cooperativa Habitacional.

As cooperativas tiveram seu início em 1844 quando tecelões da região de Rochdale – Manchester, Inglaterra resolveram se unir para conseguir mais direitos que lhes eram negligenciados.

Esse grupo arrumou um galpão para realizar as reuniões sobre quais atitudes tomar, quais estratégias seguir e como sair desse sistema de exploração.

A partir de então esse grupo de pessoas começou a desenhar o que seria o modelo de cooperativa, grupo de pessoas de se une em prol de um bem comum visando sempre o benefício da comunidade.

E quais são os princípios do cooperativismo?

cooperatismo

A adesão ao cooperativismo deve ser livre e voluntária – qualquer pessoa que queira participar de uma cooperativa tem o direito de fazê-lo sem restrição e classe social, credo ou opção sexual.

A coordenação da cooperativa deve ser democrática – como o propósito é o bem da comunidade a gestão acontece de forma horizontal com a participação de todos os membros.

Colaboração financeira dos participantes – os membros das cooperativas devem colaborar financeiramente para a manutenção das cooperativas. O que é feito com os recursos é sempre decidido em assembleia.

Autonomia na gestão – a cooperativa é uma empresa e ela é controlada pelos membros envolvidos, eles são seus donos. Qualquer acordo firmado com outras cooperativas deverá atender e satisfazer a necessidade de todos.

Prover informação, educação e formação – as cooperativas também visam trazer uma qualidade de vida para seus membros destinando recursos de educação e formação dentro das cooperativas habitacionais.

Filiação com outras cooperativas – as cooperativas devem manter negócios com outras organizações em nível regional, nacional e internacional. Isso mantém a organização saudável no sentido de manter contatos visando a expansão dos interesses.

Benefícios para a comunidade – o intuito das cooperativas também é levar o bem-estar para a comunidade com projetos que beneficiam os moradores.

Com base nas informações acima conseguimos entender que as cooperativas nasceram e se mantém para o beneficio da comunidade e com uma organização democrática.

Agora vamos falar sobre o que é Cooperativa habitacional

cooperativa-habitacional

As cooperativas habitacionais são organizações que se preocupam em construir os conjuntos habitacionais com um custo inferior ao que é apresentado no mercado por imobiliárias e financeiras. A cooperativa habitacional é formada por qualquer número de pessoas que decidam se unir com o mesmo propósito. As estratégias são decididas em assembleias e tem o foco principal a aquisição da moradia e a integração sócio– comunitária. Esses são os principais objetivos das cooperativas habitacionais.

Todos os membros têm os mesmos direitos e deveres mantendo ainda forte a democracia dentro da organização e seguindo o exemplo deixado pelos tecelões, de uma organização horizontal.

Como funciona uma Cooperativa Habitacional na prática?

Como foi dito antes uma cooperativa é formada por um número ilimitado de membros, normalmente essas pessoas já se conhecem ou mesmo moram em uma comunidade que necessita de mais moradia. Após a formação da organização esses membros devem registrar a cooperativa para que haja um controle sobre a veracidade dos projetos. A partir do registro da cooperativa é feita uma pesquisa de mercado para saber os possíveis terrenos em potencial para a construção do empreendimento.

Habilar Cooperativa Habitacional realiza esse tipo de pesquisa por exemplo. Após a pesquisa verifica-se houve uma demanda para aquele terreno e então se inicia a adesão dos moradores nas cooperativas, essa adesão é realizadas sem a necessidade de comprovação de renda ou qualquer tipo de burocracia. Havendo uma quantidade considerável cooperados é feita a captação dos recursos financeiros para a construir os imóveis. Assim que o empreendimento é construído são feitas assembleias para distribuir as unidades essa seleção é feita a partir de antecipação das parcelas pagas ou sorteio.

Como saber se a cooperativa habitacional é legalizada?

Por ser tratar de uma organização que visa o bem da comunidade sem fins lucrativos além do benefício comum, existe ainda um certo receio em se filiar com as cooperativas. O intuito da cooperativa é sempre visar o bem da comunidade, além é claro de proporcionar a moradia como algo possível. Elas têm um cunho político muito forte dentro das comunidades e isso icomoda o setor privado ja que esses são os ‘’concorrentes’’ diretos das cooperativas.

Nesse tópico vamos desmistificar esse preconceito contra as cooperativas.

A cooperativa é uma sociedade aberta a todos os participantes, todos os cooperados são responsáveis por fiscalizar a ordem dos acontecimentos. Porém antes de filiar-se é possível pesquisar e saber a veracidade dos projetos de uma cooperativa, por exemplo verificando se a cooperativa tem ata de constituição registrada na Junta Comercial. Também é possível saber se a cooperativa está inscrita na organização dos cooperados do Estado e ligada a Organização das Cooperativas do Brasil -a OCB.

É sempre importante saber em qual cooperativa filiar-se até porque existem empresas não idôneas em vários segmentos, mas o que vale frisa aqui é que o intuito base das cooperativas habitacionais é o acesso à moradia e não tirar proveito de nenhuma forma da comunidade.

Quais os benefícios de uma cooperativa habitacional para a comunidade

cooperativa-habitacional-dicas

A ação de uma cooperativa habitacional beneficia fortemente a comunidade. Ela leva para as pessoas a possibilidade de ter sua casa própria com um custo mais baixo, é a concretização de um sonho. A atuação das cooperativas tem sido tão importante dentro das comunidades que existe até um programa de capacitação paras os cooperados que é o sistema OCB. Filiado a outros órgãos de cooperativas esse programa oferece capacitação empreendedora para aqueles que acreditam no sistema de cooperativas além de fortalecer o sistema socioeconômico que é capaz de transformar o modelo capitalista de habitação.

A participação de pessoas comuns as cooperativas já é uma forma de integrar a população dentro de um sistema que convencionalmente não permitiria isso. É o povo fazendo parte efetiva dos processos de evolução social e econômica.

5 passos para comprar um apartamento pela Cooperativa Habitacional

dicas-para-comprar-apartamento

Agora vamos dar 5 passos para você que consiga visualizar o sistema de cooperativas como algo possível e tangível e que deseja ter sua conquista da casa própria realizada.

  • O primeiro passo pesquisar e saber qual cooperativa você irá aderir ou se há a possibilidade de fundar uma.
  • O próximo passo é filiar-se a uma cooperativa e se tornar membro atuante dela, entendendo que é necessário cobrar mas também cumprir com seus direitos dentro da organização;
  • É preciso cumprir com a cota que cada cooperado contribui todos os meses, normalmente existe uma pequena parcela inicial e o valor mensal, por exemplo, de um dos nossos projetos pode iniciar-se em torno de R$ 360,00. A quantidade das parcelas é definidas de cooperativa a cooperativa sempre em assembleia.
  • Também é importante acompanhar o processo de construção do empreendimento entendendo como os recursos estão sendo empregados;
  • A entrega das unidades é o último passo e mais gratificante com certeza.

 

Para saber mais sobre como funciona uma cooperativa e o processo para virar um cooperado entre em contato com os nossos consultores da Habilar Cooperativa Habitacional, pelo whatsapp 11 95896-4683 ou  e agende uma visita!

Projetos Realizados Habilar
306 unidades entregues!
O que os nossos Cooperados dizem:
Customer Testimonails
Gostaríamos de agradecer a cooperativa Habilar pelo excelente atendimento e atenção dispensados na aquisição do nosso imóvel.
Cooperados desde 2014, Aposentados.
Customer Testimonails
Gostaríamos de agradecer a cooperativa Habilar pelo excelente atendimento e atenção dispensados na aquisição do nosso imóvel.
Cooperados desde 2014, Aposentados.

Fale conosco

Entre em contato conosco através:

TELEFONE
11 3150 1400
Habilar Cooperativa Habitacaional
CNPJ: 04.377.473/0001-63
Nire nº 354.000.66237
Registro da OCESP (Organização das Cooperativas
do Estado de São Paulo) nº 1858

Rua Sete de Abril, 277 - Sala 4C - 4° andar
República – São Paulo-SP
CEP: 01044-000



Habilar Entre sonhar e realizar um objetivo de vida e para a vida é preciso estar consciente de que na cooperativa habitacional, juntos, somos mais.

Formulário de contato


Para obter maiores informações sobre a HABILAR Cooperativa Habitacional submeta-nos o formulário abaixo. Teremos prazer em manter um relacionamento que venha ao encontro das suas expectativas.